UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Aula 04 - Avaliando nossa Prática - Criação de Aula (s) com Atividades no Blog Diário de Bordo / Fórum e Chat (p/ postagem nos portfólios privativos)
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Maria Lourdes dos Santos
Data: 07 de dezembro de 2012
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Aula 04 - Avaliando nossa Prática - Criação de Aula (s) com Atividades no Blog Diário de Bordo / Fórum e Chat (p/ postagem nos portfólios privativos)
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Maria Lourdes dos Santos
Data: 07 de dezembro de 2012
Caros cursistas,
Falar em Direitos Humanos é pensar como a nossa vida em sociedade é
marcada por relações de poder, por lutas de superação e opressão, exploração,
preconceito e violência.
A história dos povos tem mostrado suas lutas em busca de seus direitos.
Em particular, a história do povo brasileiro, não é diferente, sobretudo dos
segmentos mais pobres, revela tamanhas desigualdades sociais e o sofrimento
provocado por injustiças e pela falta de reconhecimento e garantia de seus
direitos.
Muitas
foram as lutas vivenciadas por setores sociais distintos, como: negros, índios,
mulheres, pobres, nordestinos e outros. Algumas conquistas foram alcançadas,
mas faz-se necessário continuar lutando, para que outras conquistas sejam
possíveis, pois somos todos seres humanos, dignos de respeito e portadores de
direitos. Portanto, precisamos conhecer e lutar pelos nossos direitos, pois
muitos os desconhecem. Daí, a importância de discutir sobre os Direitos
Humanos. Assim, a aula sobre A história
dos Direitos Humanos é o ponto de partida do Curso Educação em Direitos
Humanos, que ocorrerá no decorrer do semestre.
PLANO DE AULA
Objetivo geral - Permitir aos
cursistas um entendimento preciso, coerente e global sobre a importância dos
direitos humanos no mundo contemporâneo. Oferecer conhecimento sobre os
direitos humanos, com o intuito de levar ao cursista mais uma ferramenta que
contribuirá para dirimir problemas de âmbito escolar, sobretudo no que diz
respeito às diferenças.
Objeto:
A aula sobre Direitos
Humanos tem por objeto a compreensão da realidade contemporânea, por meio do
estudo da sua história, seja no âmbito internacional, nacional, seja no âmbito
local.
Assim, a aula está
organizada em três partes:
1) Histórico sobre os
Direitos Humanos (texto expositivo/explicativo) no diário de bordo,
2) Discussão da
realidade atual em Direitos Humanos a partir da compreensão de nossos direitos
– debate realizado por meio do Fórum,
3) Diálogo
realizado por meio do Chat.
Objetivo final – com a exposição do
assunto pretende-se desenvolver a capacidade dos cursistas de visualizarem o
mundo que os circunda com a “lente” dos direitos humanos, no intuito de
fortalecê-los nas lutas diárias em suas escolas, sobretudo em casos de
desrespeito aos direitos e dignidade da pessoa. Com isso, esperamos que o
conhecimento seja mais uma ferramenta de transformação do indivíduo e da
comunidade.
b) Metodologia: Elegeu-se a
abordagem crítica como elemento permeador da aula sobre Direitos Humanos.
Utilizaremos de diferentes métodos que representa um conjunto de
possibilidades, tendo como ponto comum a efetiva participação do aluno, por
meio de comentários sobre os vídeos sugeridos, bibliografia complementar, além
do diálogo que se realizará nos espaço fórum e chat.
c) Bibliografia: A mesma que aparece no texto da aula.
d) Formas de Avaliação
Os alunos serão
avaliados com base em:
a) Interesse pela temática - 1,5 pts.
b) Participação em
aula - 1,5 pts.
c) Participação ativa
no fórum e no Chat - 1,5 pts.
d) Redação final sobre a temática,
comentando com clareza sobre o assunto. – 4 pts
e) Fazer uma breve avaliação da
exposição da tutora – 1,5 pts.
OBSERVAÇÕES RELEVANTES:
a) Sobre a AULA - será ministrada no início da
semana, segunda-feira e o cursista terá até sexta-feira da mesma semana para a
realização de suas tarefas;
- o texto da aula estará no meu Blog Diário
de Bordo (blog: mlourdes.blogspot.com),
- em caso de dúvida, relatem por meio do
Forum,
- ainda podem me telefonar: (85) 9988 27 49
ou 3247 15 59.
b) O FÓRUM - será aberto na segunda-feira e
encerrará na sexta-feira, tempo para que todos possam dialogar com seus colegas
sobre a temática,
- todos devem participar ativamente para
que as dúvidas, incertezas sejam esclarecidas,
- as idéias, sugestões, comentários são
sempre bem vindos. Portanto, fiquem à vontade e usem bastante do espaço FÓRUM,
- é a participação de todos vai fazer a
grande diferença, de modo que o diálogo possa fluir e dar bons resultados.
c) O CHAT -
acontecerá na quarta-feira em dois horários diferentes, para que todos possam
participar.
- o primeiro chat acontecerá das 19 as 20h
– 1 hora de duração,
- o segundo chat acontecerá das 20 as 21h –
1 hora de duração.
A turma deve se dividir nesses dois horários. Por favor, enviar urgente
seus nomes, sendo 5 no primeiro horário e 5 no segundo, para que não haja
prejuízo para ninguém. Cada grupo terá um moderador e uma moderadora.
Dividam-se de modo que todos possam participar. Mandem-me por e-mail os nomes,
inclusive dos moderadores que escolherem.
O chat é o espaço para o diálogo e deve
suscitar um grande debate. Estimulem a interação, cooperação e o crescimento do
grupo e a participação com sugestões/comentários relevantes, por parte dos
cursistas. As respostas devem ter qualidade e o cursista quando
provocado pelos colegas e pelo professor-tutor deve responder com clareza e elegância. Por favor, todos devem ser
claros, objetivos e cordiais entre si, mesmo que sejam discordantes quanto às
posições. A pontualidade é sempre bem vista e contará ponto.
Estou
à disposição de todos. Boa sorte...
OBS:
- Fazer a leitura do texto ( no Diário de Bordo),
- Ver os vídeos sugeridos
Nenhum comentário:
Postar um comentário