sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


UFC - Universidade Federal do Ceará
  Instituto UFC Virtual
  Pró-Reitoria de Pós-Graduação
  Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
  Divisão de Planejamento e Ensino
  Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
  Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
  Aula 04 - Avaliando nossa Prática - Criação de Aula (s) com Atividades no Blog Diário de Bordo / Fórum e Chat (p/ postagem nos portfólios privativos)
  Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
  Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
  Cursista: Maria Lourdes dos Santos
  Data: 07 de dezembro de 2012


Caros cursistas,

Falar em Direitos Humanos é pensar como a nossa vida em sociedade é marcada por relações de poder, por lutas de superação e opressão, exploração, preconceito e violência.
A história dos povos tem mostrado suas lutas em busca de seus direitos. Em particular, a história do povo brasileiro, não é diferente, sobretudo dos segmentos mais pobres, revela tamanhas desigualdades sociais e o sofrimento provocado por injustiças e pela falta de reconhecimento e garantia de seus direitos.
                        Muitas foram as lutas vivenciadas por setores sociais distintos, como: negros, índios, mulheres, pobres, nordestinos e outros. Algumas conquistas foram alcançadas, mas faz-se necessário continuar lutando, para que outras conquistas sejam possíveis, pois somos todos seres humanos, dignos de respeito e portadores de direitos. Portanto, precisamos conhecer e lutar pelos nossos direitos, pois muitos os desconhecem. Daí, a importância de discutir sobre os Direitos Humanos. Assim, a aula sobre A história dos Direitos Humanos é o ponto de partida do Curso Educação em Direitos Humanos, que ocorrerá no decorrer do semestre.

            PLANO DE AULA
Objetivo geral - Permitir aos cursistas um entendimento preciso, coerente e global sobre a importância dos direitos humanos no mundo contemporâneo. Oferecer conhecimento sobre os direitos humanos, com o intuito de levar ao cursista mais uma ferramenta que contribuirá para dirimir problemas de âmbito escolar, sobretudo no que diz respeito às diferenças.
Objeto: A aula sobre Direitos Humanos tem por objeto a compreensão da rea­lidade contemporânea, por meio do estudo da sua história, seja no âmbito internacional, nacional, seja no âmbito local.
Assim, a aula está organizada em três partes:
1) Histórico sobre os Direitos Humanos (texto expositivo/explicativo) no diário de bordo,
2) Discussão da realidade atual em Direitos Humanos a partir da compreensão de nossos direitos – debate realizado por meio do Fórum,
3) Diálogo realizado por meio do Chat.

Objetivo final – com a exposição do assunto pretende-se desenvolver a capacidade dos cursistas de visua­lizarem o mundo que os circunda com a “lente” dos direitos humanos, no intuito de fortalecê-los nas lutas diárias em suas escolas, sobretudo em casos de desrespeito aos direitos e dignidade da pessoa. Com isso, esperamos que o conhecimento seja mais uma ferramenta de transformação do indivíduo e da comunidade.

b) Metodologia: Elegeu-se a abordagem crítica como elemento permeador da aula sobre Direitos Humanos. Utilizaremos de diferentes métodos que representa um conjunto de possibilidades, tendo como ponto co­mum a efetiva participação do aluno, por meio de comentários sobre os vídeos sugeridos, bibliografia complementar, além do diálogo que se realizará nos espaço fórum e chat.

c) Bibliografia: A mesma que aparece no texto da aula.

d) Formas de Avaliação
Os alunos serão avaliados com base em:
    a) Interesse pela temática - 1,5 pts.
b) Participação em aula - 1,5 pts.
c) Participação ativa no fórum e no Chat - 1,5 pts.
d) Redação final sobre a temática, comentando com clareza sobre o assunto. – 4 pts
e) Fazer uma breve avaliação da exposição da tutora – 1,5 pts.

OBSERVAÇÕES RELEVANTES:
a) Sobre a AULA - será ministrada no início da semana, segunda-feira e o cursista terá até sexta-feira da mesma semana para a realização de suas tarefas;
    - o texto da aula estará no meu Blog Diário de Bordo (blog: mlourdes.blogspot.com),
    - em caso de dúvida, relatem por meio do Forum,
    - ainda podem me telefonar: (85) 9988 27 49 ou 3247 15 59.

b) O FÓRUM - será aberto na segunda-feira e encerrará na sexta-feira, tempo para que todos possam dialogar com seus colegas sobre a temática,
     - todos devem participar ativamente para que as dúvidas, incertezas sejam esclarecidas,
     - as idéias, sugestões, comentários são sempre bem vindos. Portanto, fiquem à vontade e usem bastante do espaço FÓRUM,
      - é a participação de todos vai fazer a grande diferença, de modo que o diálogo possa fluir e dar bons resultados.
c) O CHAT - acontecerá na quarta-feira em dois horários diferentes, para que todos possam participar.
    - o primeiro chat acontecerá das 19 as 20h – 1 hora de duração,
    - o segundo chat acontecerá das 20 as 21h – 1 hora de duração.
A turma deve se dividir nesses dois horários. Por favor, enviar urgente seus nomes, sendo 5 no primeiro horário e 5 no segundo, para que não haja prejuízo para ninguém. Cada grupo terá um moderador e uma moderadora. Dividam-se de modo que todos possam participar. Mandem-me por e-mail os nomes, inclusive dos moderadores que escolherem.
O chat é o espaço para o diálogo e deve suscitar um grande debate. Estimulem a interação, cooperação e o crescimento do grupo e a participação com sugestões/comentários relevantes, por parte dos cursistas. As respostas devem ter qualidade e o cursista quando provocado pelos colegas e pelo professor-tutor deve responder com clareza e elegância. Por favor, todos devem ser claros, objetivos e cordiais entre si, mesmo que sejam discordantes quanto às posições. A pontualidade é sempre bem vista e contará ponto.
 Estou à disposição de todos. Boa sorte...

OBS:
- Fazer a leitura do texto ( no Diário de Bordo),
- Ver os vídeos sugeridos




Nenhum comentário:

Postar um comentário