domingo, 7 de outubro de 2012

Respondendo ao questionário


Professor Fernando e colegas,
Tentando responder ao questionário:

a) "Você já parou para pensar e refletir sobre suas ações docentes?
Claro que sim. Sempre tive a docência como algo de extrema responsabilidade. Não é possível “fazer de conta”, “achar que”. Pensando assim, procuro fazer o melhor, dar o melhor, embora consciente de que, sou pequena diante a grandiosidade que é o ensino e sua prática.

b) "Já fez registros de experiências como professor?"

Já fiz algumas, aqueles que, sobretudo me tocam como ser humano. Acredito que o professor, em muitas ocasiões, passa a ser uma referência para os alunos. Pensando assim, procura ser ética, responsável e humilde, acima de tudo, com o intuito de oferecer o melhor.

c) "Quantos pensamentos interessantes temos ao longo do dia, mas esquecemos de registrar?

Realmente são muitos. Mas nem todos são perdidos, pois alguns são anotados.

d) "Que tal começar relatando sua primeira experiência como tutor? [Relate sensações, experiências, e acontecimentos. Tente utilizar os recursos do blog (imagens, vídeos, links)]"
Sou Tutora, pela primeira vez, do Curso Educação em Direitos Humanos à distância. Sou responsável pelo Polo Ubajara. Inicialmente eu achei que fosse algo mais leve. No decorrer dos dias passei a perceber que precisamos batalhar muito para fazer do aluno um verdadeiro cursista. Gostei da turma, seu ecletismo me fascinou, mas a evasão é um problema ainda a ser superado. Algumas atividades relatadas por alguns alunos têm me mostrado o quanto a educação avançou nestas últimas décadas. Isso é formidável.

Quanto ao vídeo do carpinteiro;

É uma lição para ser vivenciada no nosso cotidiano. Ter em mente, sempre, que precisamos fazer o melhor sempre pelos outros e por nós mesmos, como diz a canção “é impossível ser feliz sozinho’. Essa é a nossa grande missão “ser feliz”.
e) "Como você agiria em situação parecida com a do carpinteiro?
Somos humanos e, portanto somos imprevisíveis. Em algumas ocasiões agiria sim como o carpinteiro, eu outras ocasiões, como o seu benfeitor. Cansar, desistir, sentir falta de estímulo fazem parte da condição humana. Jamais diria que seria diferente, pois me acho tão igual aos demais que penso que faria semelhante. Tudo depende do momento e contexto em que vivemos. Dias ótimos, bons, mais ou menos e ruins. Assim é a vida da gente.
f) "Como o vídeo se relaciona com o trabalho do tutor?"
O tutor é também como uma pedra bruta que a vida lapida. Ele procura dar o melhor, mas ele também recebe e recebe muito e é esse permuta de conhecimentos, aprendizagem que o faz um brilhante. Todos os dias ele precisa se renovar, se reciclar para continuar contribuindo. A coerência e o bom senso devem prevalecer.

g) "Que atividades são relevantes no trabalho do tutor?

Todas as atividades, desde que devidamente, planejadas são interessantes. Mas, o cuidado em ouvir, esclarecer, não deixar o cursista com dúvidas são interessantes, A paciência e boa vontade, o zelo devem ser uma constante. O tutor deve ser verdadeiro, conciso, posicionar-se em relação a determinadas temáticas. Mas, embora, seja no meu ponto de vista, algo difícil, o tutor deve procurar manter a sua equipe sempre ativa, sempre participante.
h) "O que é preciso o tutor fazer em cada momento?
Observar, buscar compreender, exercitar a paciência.

i) - O que fazer antes de começar a disciplina?

Um planejamento, a partir da realidade da turma.
 - Durante a disciplina em situações de fórum?
Incentivar a participação, promover o diálogo, provocar a discussão e não deixar o cursista se levar pelos “achismos”.
- Durante a disciplina em situações de mensagem?
Ser claro, objetivo. Não deixar para depois, está sempre disponível para melhor atender as demandas postas pela turma, ou pelo cursista.
- Durante a disciplina em situações de chat?
Procurar ser claro, apresentar uma linguagem condizente com a realidade da turma, centralizar as idéias principais das temáticas, buscar explicar os conceitos de forma compreensiva e deixar o cursista à vontade para que possa expor suas idéias com espontaneidade.
- Ao final da disciplina?
Avaliar e permitir ser avaliado. Levantar os pontos positivos para serem melhor trabalhados, levantar os pontos negativos para serem eliminados ou  trabalhados de modo que não se repita de igual forma. Agradecer sempre, aos colegas, aos cursistas, a equipe de colaboradores, pois não se faz educação sozinhos.

Espero ter respondido a todas as perguntas.

Um abraço,
Maria Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário