UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,
Diversidade e Inclusão
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco Ramos
Cursista: Maria Lourdes dos Santos
Data: 06 de novembro de 2012
Análise dos 5 Pilares de Paulo Freire para a Comunicação
Por muitas décadas vivenciamos uma educação que colocava o professor em uma cátedra (ele detinha o monopólio do conhecimento, bem como a responsabilidade de transmitir ao aluno), enquanto ao aluno cabia a vontade pelo aprendizado dos conteúdos transmitidos – a educação tradicional. Mas, Paulo Freire, na qualidade de pedagogo, pensou diferente, de modo que contrariava esse tipo de educação, vindo a preocupar-se em trabalhar o diálogo, a transformação entre outros conceitos sempre relacionados à transformação social por meio das interações entre as pessoas. Ou seja, a sua pedagogia exigia a aproximação humana, onde o diálogo é o melhor meio para se alcançar um resultado promissor, fazer crescer e amadurecer as relações. Neste sentido, a educação à distância aproxima-se da educação dialógica freireana, porque os alunos passam a participar, opinar, sugerir, avaliar de modo a contribuir com o fazer pedagógico. Ambos participam ativamente das discussões e favorecem mutuamente o aprendizado coletivo. Contudo, para Freire, não existe diálogo se não houver um profundo amor ao mundo e aos homens (2003, p. 80). E para que haja um clima dialógico é preciso, também, que haja ainda, além da ação e da reflexão, a fé, o amor, a humildade e a esperança intensa nos homens.
Observando a postura de alguns cursistas, foi possível reconhecer a fé, quando rompem o silêncio e passam a dialogar sobre sua visão de mundo; o amor é percebido quando pretendem conhecer, aprender mais para melhor ensinar seus alunos, para doar-se mais; a humildade está presente em suas angústias, em seus anseios e também nas suas conquistas, sobretudo quando se reconhecem ignorantes, frente a alguns fatos e quando também reconhecem o outro como portador de conhecimento; a esperança, não aquela que te faz cruzar os braços e esperar, mas que busca, move, que vai a luta, vence.
De um modo mais geral, o professor preocupado em transmitir ensinamentos os alunos/as, ele procura despertar a consciência destes, levando-os a buscar a liberdade e a pensar criticamente. Esse pensar crítico os leva à realidade palpável, verdadeira e a sair da opressão pela ignorância, a buscar mais conhecimento e saber. Portanto, para haver a comunicação entre as pessoas é preciso que haja a fé, o amor, a humildade e a esperança, a fim de estabelecer o diálogo por meio de um pensar verdadeiro e crítico.
Na EaD esses pressupostos são de fundamental importância, pois o verdadeiro tutor também é movido por esses sentimentos e condições, permitindo que se doe mais pela paciência, cooperação, compreensão, responsabilidade, compromisso, ética e respeito pelo outro. Essa deve ser a tônica dos que querem fazer Educação à Distância.
Essa é a minha compreensão e esse tem sido o meu compromisso, pois independente da presença física, o aluno é o alvo principal dessa modalidade de ensino e somente por meio do diálogo (no caso virtual) poderemos continuar questionando, transmitindo conhecimento, aprendendo, elaborando e contribuindo para o crescimento da sociedade que queremos: justa, sustentável e igual. No meu exercício de tutoria, venho tentando exercitar a humildade todas as vezes que argumentei sobre as próprias idéias dos cursistas, ouvindo-os um, outro e outro com paciência; e a esperança, porque continuo apostando na capacidade do ser humano de se transformar e transformar o seu mundo.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 35ª edição, 2003.
____________. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido: Paz e Terra. 11ª edição, 2003.
Olá Lourdes,
ResponderExcluirMuito pertinente sua análise dos 5 pilares, principalmente no aspecto do diálogo, pois este é fruto entre outras coisas, dos sentimentos e condições de formação dos tutores.
Oi, Germano,boa tarde!
ExcluirDesculpa, não foi falta de atenção, foi falta de tempo. Andei sufocadíssima para entregar minha tese. Sei que não é justificativa mas, precisava me desculpar.
O seu comentário me deixou feliz porque você realmente tem capacidade de perceber a condição humana, realmente eu sou movida pelos sentimentos e está na base da minha formação.
É isso mesmo.
E no mais, como você está construindo seu material.
Espero que esteja em melhores condições do que eu.
Um abraço e boa sorte.
Lourdes